O Projeto “Publicitários Solidários” tem como objetivo levar para a comunidade da cidade de Ribeirão Preto e região as açõe...

Projeto de Extensão Universitária: Publicitários Solidários

11:09:00 Blog da PP do Moura Lacerda 0 Comentários

             O Projeto “Publicitários Solidários” tem como objetivo levar para a comunidade da cidade de Ribeirão Preto e região as ações que um publicitário pode desenvolver para incrementar a comunicação e divulgação de entidades carentes e assistenciais, pois essas entidades sozinhas, não teriam condições de criar e gerenciar campanhas, fazer contato com a mídia e conseguir parceiros para suas atividades.

            Através da disciplina Processos e Técnicas I e II, e Núcleo de Publicidade e Propaganda foi criado o grupo Publicitários Solidários do Moura Lacerda, desde de 2002, ano do reconhecimento do curso. O grupo desenvolve junto à comunidade projetos e campanhas de publicidade e propaganda que beneficiem entidades filantrópicas, Ongs e campanhas de responsabilidade social.

            O projeto, também tem uma característica didático-pedagógica, na medida em que aproxima dos graduandos a realidade do dia a dia de uma campanha para um cliente real.

            É desenvolvido pelos alunos do Curso de Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Moura Lacerda, através do Núcleo de Publicidade e Propaganda e é destinado aos alunos dos 5º. e 6º. períodos que já tenham cursado uma grade mínima de disciplinas práticas, pré-requisito para a participação desse projeto.

            Da participação nessa atividade resultam contatos e relacionamentos pessoais e profissionais com a comunidade e entidades. Também, dessa forma, contribui-se para o resgate de valores humanos dos jovens, para o incentivo a cidadania e ao valor de ser solidário, muitas vezes esquecidos pelo dia a dia acadêmico e profissional.

            A seguir as entidades atendidas e trabalhos realizados pelo grupo Publicitários Solidários, desde 2000:


1 – APAE BATATAIS
  • 2000 - Institucional: imã de geladeira / Apae Card: cartão, adesivo e porta-cartão / Mostra de dança: convite, cartaz, flyer
  • 2001 - Apae Card: cartão, adesivo, Leilão da Apae: mala-direta, convite, chapéu (material promocional)/ Site: layout da página da internet, Workshop: mala-direta, Cartão de Natal da Apae: mala-direta
  • 2002 - Cartão de Natal Institucional: cartão
  • 2003- Empresa Amiga da Apae: banner, convite, certificado, display de mesa, mala-direta, outdoor/ Produtos Doce Arte: rótulos, banner e folder/ Sipat (Apae e Jumil): painel e panfleto/ Agrishow (Apae e Paco Plurinox): banner/ Feira do Amor (artesanato): banner/ Semana da Prevenção: banners, folders e logomarca/ Vídeo institucional

2 – CENTRO CULTURAL ORUNMILÁ
  • 2002 - Curso Vida Vestibular: convite de inauguração/ I Seminário de Rap: cartaz/ Ação entre amigos: flyer
  • 2003 - Curso Vida Vestibular: cartaz e outdoor/ Afoxé Omo Orunmilá: cartaz, outdoor e flayers com a letra da cantiga, adesivo/ Seminário sobre Cotas para Negros: convite
  • 2004 - Vt 15” – para veiculação na TV Unaerp

3 – ENTIDADE SETOR DE PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL DO FÓRUM DE RIBEIRÃO PRETO
  • 2003 - Semana de Conscientização da Adoção: cartaz, cartilha, outdoor

4 – ENTIDADE GHIV – GRUPO HUMANITÁRIO DE INCENTIVO À VIDA
  • 2003 - Institucional: selo, camiseta, bóton, folder, cartaz
  • 2004 - Vídeo Institucional/Educativo

5 – RESPONSABILIDADE SOCIAL E CIDADANIA

2012
  • 1ª. Sabatina Moura Lacerda com Candidatos a Prefeitura da Cidade de Ribeirão Preto, em parceria com a Faculdade de Direito.
  • 1º. Encontro “Os Direitos do Consumidor e a Publicidade” – realizado em parceria com o curso de Direito do Centro Univesitário Moura Lacerda. O tema abordado nesse ano foi “Legislação Publicitária e os Direitos do Consumidor”

2013
  • #VEM PRO DEBATE – evento organizado pelos alunos do curso de PP sob a orientação dos professores das disciplinas de Ética e Legislação Publicitária, Ciência Política e Cultura Contemporânea para debater a situação social e política brasileira pós eventos do mês de junho que mobilizaram as pessoas em passeatas em diversas cidades brasileiras
  • Bingo Show na Casa do Vovô – Dia da Responsabilidade Social Universitária – evento /bingo no Asilo Casa do Vovô organizado pelos alunos do 6º. Período de PP com a participação de alunos de outras turmas do curso.
  • 2º. Encontro: “Os Direitos do Consumidor e a Publicidade” – realizado em parceria com o curso de Direito do Centro Universitário Moura Lacerda. O tema abordado nesse ano foi - “Comunicação e Infância”

2014
  • Desenvolvimento da Marca da Coordenadoria dos Direitos da Mulher – órgão ligado a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.
  • 3º. Encontro: “Os Direitos do Consumidor e a Publicidade” – realizado em parceria com o curso de Direito do Centro Universitário Moura Lacerda. O tema abordado nesse ano foi “Os Direitos do Consumidor e a Internet”.
  • Campanha de arrecadação de Livros
  • Semana da Coleta de Alimentos no Moura Lacerda.

2015
  • 4º. Encontro: Os Direitos do Consumidor e a Publicidade – realizado em parceria com o curso de Direito do Centro Universitário Moura Lacerda. O tema abordado nesse ano foi “ Crise Hídrica”.
  • Semana da Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior – Atendimento a Ongs e Entidades Filantrópicas através do Projeto “ Publicitários Solidários”
Entidades atendidas com desenvolvimento de campanha publicitária:
1 – Creche Irmã Izolina
2 – AVA – Associação Vida Animal
3 – GAMA – Grupo de Apoio aos Animais e ao Meio Ambiente
4 – Hemocentro de Ribeirão Preto
  • Semana da Coleta de Alimentos no Moura Lacerda


2016
  • 5º. Encontro: Os Direitos do Consumidor e a Publicidade – realizado em parceria com o curso de Direito do Centro Universitário Moura Lacerda. O tema abordado nesse ano foi “ Eleições 2016: Direito e Publicidade”
  • Semana da Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior – Atendimento a Ongs e Entidades Filantrópicas através do Projeto “ Publicitários Solidários”
Entidades atendidas com desenvolvimento de campanha publicitária:
1 – Projeto “ Doguinhos”
2 – Projeto “ Meu Herói”
3 – ONG Mãos Estendidas
4 – ONG Casinha Azul
5 – Lar dos Cegos de Ribeirão Preto (Projeto premiado na categoria Site Institucional do Fest Digital , promovido pela APP Ribeirão Preto)
  • Semana da Coleta de Alimentos no Moura Lacerda

6 - COOPERATIVA DE AGENTES AMBIENTAIS MÃOS DADAS
  • 2010 – Organização do 1º. Fórum Regional da Coleta Seletiva
  • 2011 – Organização do 2º. Fórum Regional da Coleta Seletiva / Criação do Projeto Oficina “Grandes Geradores”-  marca , folder e convite virtual, roteiro de apresentação das oficinas/ Nova marca do Projeto “Mãos Dadas”/ Criação do projeto de educação ambiental “Eco Ponto”- campanha e instalação de ecopontos nas empresas parceiras do Projeto.

8 – PROJETO CARROCEIRO – PARCERIA COM O CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA
No segundo semestre de 2012, os alunos do 6º. Período de Publicidade e Propaganda participaram do evento “Projeto Carroceiro” em parceria com o curso de Medicina Veterinária . Os alunos de Publicidade e Propaganda participaram do evento, fazendo um registro detalhado através de video e foto de todo o trabalho desenvolvido pelos alunos e professores do curso, junto a carroceiros.
O resultado foi a produção de um vídeo institucional e um catálogo de fotos no formato digital de todo o trabalho realizado.

7 –  CVU Centro de Voluntariado Universitário
Através das atividades do grupo Publicitários Solidários, no ano de 2012 iniciou-se a parceria com o CVU – Centro de Voluntariado Universitário de Ribeirão Preto.
O CVU (Centro de Voluntariado Universitário) é uma associação sem fins lucrativos, de caráter não religioso e não político, sediada em Ribeirão Preto-SP, fundada em Abril de 2011, composta por estudantes e professores universitários. A finalidade do CVU é fomentar o trabalho voluntário no meio acadêmico a partir de eventos; cursos de capacitação; projetos sociais; parcerias; informação e acompanhamento para o voluntário.
No segundo semestre de 2012 , foi elaborado um vídeo instituição para ser usado pela entidade. O vídeo foi exibido numa feira de Voluntariado na cidade de São Paulo.
Desde esse período , os alunos do Curso de Publicidade participam com os jovens do CVU das arrecadações do Dia Nacional da Coleta de Alimentos.


Coordenadoras Projeto: Profa. Carmen Justo e Raquel Lovatti.
Participantes: alunos do 5º e 6º períodos de Publicidade e Propaganda.