Historicamente, a Universidade se comportou como centro fomentador do conhecimento e da busca de elementos que contribuem para o avanço ...

Projeto de Extensão Universitária: Projeto Cine Clube

16:00:00 Blog da PP do Moura Lacerda 0 Comentários


Historicamente, a Universidade se comportou como centro fomentador do conhecimento e da busca de elementos que contribuem para o avanço das qualidades das relações sociais. Diante dessa tradição, importa ressaltar que criar condições para ampliar as possibilidades de divulgação, acesso e discussão aos saberes e obras do mundo artístico e cultural integra o conjunto de ações que, além das aulas e demais atividades acadêmicas, contribuem para a ampliação do conhecimento e para formação do cidadão, em particular a formação cultural da juventude. Em sua rica existência como arte e como resultado de esforços intelectuais e criativos, o cinema já provou sua capacidade de contribuir com o desenvolvimento das relações sociais e para o entendimento das complexas relações sociais contemporâneas.

A proposta tem entre seus objetivos proporcionar aos alunos e professores uma oportunidade de acesso a filmes de qualidade comprovada e que não estão inseridos no circuito comercial. Dessa forma, além de possibilidades de aquisição de conhecimentos sobre técnicas e linguagem cinematográfica, a exibição, seguida de discussão e debate, avança nos propósitos culturais e pedagógicos com a possibilidade concreta de ampliação do universo teórico-cultural dos envolvidos. Essa condição contribui tanto para a formação dos indivíduos e profissionais envolvidos com o ensino e com o campo da comunicação quanto para aumentar as possibilidades de um exercício crítico no que se refere à cidadania e ao entendimento da complexidade dos problemas sociais contemporâneos.

Exibições realizadas em 2013 (inicio do projeto – mês de setembro):


  • “Uma onda no ar”
Tema: Ditadura militar, autoritarismo, questões étnico-raciais e rádio favela.
Diretor: Helvécio Ratton
Ano de Lançamento: 2002
País: Brasil. 
  • “Daquele instante em Diante” 
Tema abordado: Música brasileira (trajetória musical de Nego Dito Itamar Assumpção).


Exibições realizadas em 2014:


  • 1º. semestre: “O ano em que meus pais saíram de férias”
Tema: Ditadura no Brasil / Copa de 1970
Direção: Cao Hamburuger
Ano do lançamento: 2006
País: Brasil.
  • 2º. semestre: “Utopia e Barbárie”
Tema: Episódios polêmicos que marcaram a história mundial no século 20.

Exibições realizadas 2015:


  • 1º. Semestre:

Documentários com tema Direitos Humanos, tortura e cidadania no Brasil:
  • Direitos Humanos - “O Tecido e o Tear”. Animação didática produzida pelo Conselho Regional de Psicologia- SP.
  • Reportagem do Jornal Nacional (TV-Globo) sobre relatório da Anistia Internacional.
  • “Tranca e Couro, o Brasil que tortura”, documentário do CRP-SP sobre a tortura no Brasil e
  • “Direitos Humanos, a exceção e a regra”, chamada para séria de seis filmes sobre os direitos humanos.


Documentários com tema “Direitos Humanos, diversidade étnica e religiosa, liberdade de expressão”:
  • “Persépolis”: De Marjane Satrapi , história através de animação de uma menina que cresce no Irã durante a Revolução Islâmica, uma autobiografia de Marjane. A obra já deu origem a quatro histórias em quadrinhos.
  • “Levante sua voz”: Curta de Pedro Ekman, realizado pelo coletivo Intervozes. Mostra a formação de oligopólios midiáticos que atentam contra o direito fundamental a comunicação – a liberdade de expressão

  • 2º. Semestre:
Documentários com tema “O sistema carcerário e a maioridade penal”:
  • “O grito das prisões”: Produzido pela jornalista Fátima de Souza e pelo cinegrafista Ocimar Costa – documentário sobre a CPI do Sistema Carcerário.

  • “Febem: O começo do Fim”: Documentário com direção de Ana Rita – registra os 4 dias em que 2.000 crianças começaram a ser liberadas.


Palestra: “Da doutrina da Situação Irregular à Doutrina da Proteção Integral: um breve histórico da concepção de infância e adolescência no Brasil”. Prof. Me. Osvaldo Tadeu Lopes


Exibições realizadas em 2016:


  • 1º. Semestre teve como tema “Mídia, Violência e Mulheres”. 
“Miss Representation”. Documentário dirigido pela jornalista Jennifer Siebel Newson, revela uma realidade da divulgação através da mídia de imagens depreciativas de mulheres e meninas que tornam mais difícil uma convivência social entre os gêneros masculino e feminino.


EQUIPE
Idealizador do projeto: Prof. Dr. Silas Nogueira
Coordenação do Curso: Profa. Me. Carmen Justo
Apoio:
Prof. Me. Caio Fernandes
Prof. Esp. Fernando Melo
Profa. Dra. Célia Regina Vieira Leite
Prof. Dr. Frederico Daia
 Aluno participante:
Thales Bartolomeu – 2º. PP

0 comentários: